2ª Jornada do Grupo A da Taça da Liga
Estádio Cidade de Coimbra, Coimbra
19.00 h Transmissão SportTV
1067 espectadores
Académica: Rui Nereu; Pedro Costa, Berger, Orlando e Emídio Rafael; Tiero, Paulo Sérgio e Diogo Gomes; Sougou, Licá e João Ribeiro
Substituição: João Ribeiro por Amaury (62min); Emídio Rafael por Hélder Cabral (76min) Diogo Fontes por André Fontes (81min)
F.C. Porto: Nuno; Miguel Lopes, Maicon, Nuno André Coelho e Fucile; Prediger, Tomás Costa, Guarín e Valeri; Farías e Mariano
Substituições: Prediger por Orlando Sá (58min), Valeri por Sérgio Oliveira (74min), Farías por Yero (84min)
Disciplina: Cartão amarelo para Emídeo Rafael (22min), Sougou (90min) e Miguel Lopes (90+4min)
Destaques positivos:
* Nuno Espírito Santo
* Mariano Gonzalez
* Audácia nas substituições
Destaques negativos:
* Assistência
* Resultado
* Atitude da 1ª parte
Dia chuvoso em Coimbra que deixou marcas no Estádio da Académica. A comitiva do FCP chegou a Coimbra por volta das 18.00h, escoltada pela polícia com a comitiva a ser composta por um grupo de jogadores menos acostumados a pertencerem ao 11 inicial de Jesualdo que têm assim na Taça da Liga uma soberana oportunidade de demonstrarem o seu verdadeiro potencial.
O jovem treinador da Académica poupa também algumas caras conhecidas como Lito, Pedrinho, Cris e Éder mas apresenta um onze com mais rotinas e processos bem estruturados que se fazem notar desde o soar do apito do árbitro João Ferreira.
Uma 1ª parte onde o futebol praticado pela equipa visitante deixa a desejar, tornando a escrita desta crónica um autêntico exercício de memória para tentar encontrar algum lance de relevo. Foi sempre a equipa dos "estudantes" que se mostrou mais activa, com Paulo Sérgio e Tiero a comandarem a operações a meio campo perante a apatia da tripla sul-americana do meio campo portista. A espaços, a meia distância de Tiero, algumas bolas lançadas para as costas da defensiva portista sem consequências de maior. O FCP apenas através de lances de bola parada cobrados por Valeri parecia dizer que havia ali uma equipa do outro lado interessada em discutir o resultado.
A fechar a 1ª parte há um lance de fora de jogo mal assinalado a Guarín, na única jogada com cabeça tronco e membros desenhada pelo FCP.
É agora tempo de intervalo e estou certo que os jogadores do Porto vão ouvir das boas do treinador, pois não estão a suar a camisola e podem, mas sobretudo devem mostrar mais e melhor.
Com o início da 2ª parte um FCP q.b reentra na partida, com mais alguma energia mas o primeiro sinal mais vai para a Académica. Jesualdo decide mexer e coloca Orlando Sá em detrimento de Prediger. Remate forte de Guarin para acordar os pouco mais de 1000 adeptos. Opoem-se Nuno nos minutos seguintes a boa jogada da Académica finalizada por Sougou.
O jogo entra na sua fase mais interessante num ping-pong sucessivo de oportunidades entre as duas balizas. Um futebol aos repelões ia trazendo emoção e alguma incerteza face ao resultado final.
Algumas estiradas de elevado nível num duelo com o endiabrado Sougou. Destaque para os lances de Mariano e Sérgio Oliveira e para um final de encontro emocionante junto da área portista onde Sougou simula um penalti que João Ferreira prontamente interrompe a partida para admoestar o jogador academista.
Pouco depois soa o apito que manda toda a gente para os balneários e é a Académica que fica a sorrir pois tem vantagem em relação ao FCP (2 golos marcados e um sofrido contra apenas 1 golo marcado e nenhum sofrido) e depende única e exclusivamente de si para seguir em frente.
Destaque ainda para o empate entre Leixões e Estoril que as obrigam a muitas contas e a escassas possibilidades de seguirem em frente na competição.
Cumprimentos desPortistas
P.S: Por motivos profissionais vou ausentar-me do blog uns dias, mas conto ter a oportunidade de fazer a crónica relativa ao próximo jogo da Liga Sagres entre o FCP e o Paços de Ferreira em tempo útil. Aos que me seguem e aos administrados do espaço as minhas desculpas
Fonte da imagem: Paulo Novais/LUSA
9 comentários:
Como tinha vaticinado o FCP neste jogo ou ia empatar ou ganhar á rasca, uma vez Jesualdo ter apostado em jogadores de 2ª linha diante duma Briosa que tem subido de rendimento nos ultimos jogos.
É claro que a culpa não é dos jogadores por terem empatado mas sim, da mentalidade do técnico em querer fazer desta taça uma taça para rodar e deixar alguns de fora onde o objectivo passa pela conquista do Penta.
Sabemos que FCP joga para ganhar em todos jogos mas..se temos um técnico que pensa só no campeonato é complicado FCP conquistar mais alguma coisa e depois vem dizer que não ganhamos isto ou aquilo por motivos alheios quando o técnico tem culpa.
Muitos querem ver jovens jogar mais vezes mas..o pior é que só lança nesta taça da liga e na taça quando o adversário não é de nivel superliga.
Agora teremos jogo do Estoril para decidir quem passa se FCP em 1º ou 2º mas é indiferente, já que pode calhar o SCP ou SLB na ronda seguinte o mais certo. Ano passado aconteceu isso e este ano não deve fugir muito.
Boa sorte no próximo jogo diante do Paços Ferreira.
Não vi o jogo, como tal não posso alongar-me em comentários.
Apenas dizer que tinha apostado numa vitória para a Académica ou um empate. A académica está em crescendo, sendo portanto normal que o Porto tenha sentido dificuldades...
Cumps!
PS: Rui Pedro, sempre gostei muito de ler o que escrevias "na outra banda". Não queres entrar aqui para o grupo de colaboradores? Abraço
António,
fui convidado pelo José Pedro para entrar neste espaço cibernético e sempre que posso tento dar cá um salto. Até mandei um mail para o triogalactico a perguntar se precisava de ter nick ou não para comentar.
Eu posso ser um colaborador vosso, mas não contem sempre com a minha assiduidade. Venho quando posso ou nas manhãs ou nas minhas á net na empresa do meu pai. Não tenho net em casa e como tal...só esporádicamente cá venho.
Na outra banda, eu só ando lá tipo espião a ver noticias e ver as novidades.
O problema depois será quando arranjar trabalho se terei acesso á net para poder continuar a comentar como fiz nessas bandas ou aqui. Eu na altura aviso o José Pedro caso não possa dar o contributo.
Estava para deixar comentário no teu artigo mas..ainda sou novo cá para comentar as "brigas" ou possiveis brigas.Só quero que comentem como sabem e deixem de brigas. O futebol só perde com brigas e guerrinhas de comentários.
Se nós tivessemos a mesma opinião ou fossemos iguais..não eramos tantos no Mundo mas sim 2 ou um neste mundo.
Abraço
Rui,
Vou enviar-te um convite para o teu mail, para poderes escrever um artigo sempre que queiras.
Quanto às brigas, tens muita experiência nestes espaços de comentários, e já sabes como funcionam as coisas. Eu não me chateio com ninguém e gosto que se discuta com argumentos.
Qualquer excesso será prontamente condenado.
Abraço!
Não vi o jogo mas parece-me um bom resultado para a equipa b do Porto.
Quanto ao treinador, questiono se ele não deverá ter as suas prioridades. Parece-me que a Champions e o Campeonato são sem dúvida mais interessantes para ter como objectivos. Acho que Jesualdo até tem feito um bom trabalho mas não é o treinador indicado para o Porto.
Cumprimentos
já vi teu mail e tentei fazer o registro com o mail enviado e coloquei uma password.
tenho de ver bem como entro depois com o mail+password porque entrei numa conta blogger.
A aposta do FCP é assumidamente o campeonato Nacional, a Champions League e a Taça de Portugal. Esta Taça da Liga não tem ainda interesse competitivo e por essa Europa fora, mesmo valendo um lugar europeu é aproveitada pelos maiores clubes para gerirem as peças fundamentais e para dar ritmo competitivo aos menos utilizados.
Rui Pedro é através da conta blogger que podes escrever os artigos. Uma vez com a sessão iniciada no blogger aparecerá o teu nome junto ao texto Comentar como
Já vi,José Pedro :D
Ainda estou aqui a ver como isto funciona ;)
andava a brincar no perfil mas não sabia como dava com o blog depois para comentar.
A champions para mim será passageira, já que não terá um osso fácil para eliminar.
O Arsenal irá estar mais forte nessa altura que o nosso clube. é o que vos digo.
Enviar um comentário